domingo, 13 de fevereiro de 2011

Conheça as Instituições de Ensino Superior de Psicologia em Goiás

Atualização (18/03/2015): Este texto foi escrito em 2011, para conferir a lista atualizadas das Universidades, confira no site: http://www.redegoianadepsicologia.com/2014/12/cursos-de-psicologia-no-estado-de-goias.html.

-------------------
Aos interessados em cursar Psicologia no Estado de Goiás ou mesmo pela curiosidade de conhecer os cursos, segue abaixo uma lista das informações das Instituições de Ensino Superior de Psicologia no Estado de Goiás. Antigamente, em Goiás, o curso se restringia somente à capital Goiânia, mas encontra-se em um ritmo de expansão a nível de ensino. Hoje os interessados em cursar Psicologia possuem as seguintes opções de cidades em Goiás: Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Jataí, Catalão, Itumbiara e Formosa.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás): Instituição pioneira no Estado no ensino da Psicologia, há 38 anos (desde 1973) forma os profissionais da área em Goiás. Hoje possui em torno de 1200 alunos em dois períodos (matutino e noturno), cuja duração normal é de 5 anos (10 períodos), possuindo o corpo docente de em torno de 120 pessoas (entre professores efetivos e convidados) com o maior nível de titulação de mestres e doutores da Universidade (80% dos professores tem titulação de doutorado e mestrado). O curso é ministrado exclusivamente na cidade de Goiânia e possui uma razoável estrutura laboratorial (necessita de mais investimentos, apesar de ter alguns dos melhores profissionais do Brasil e do mundo em determinadas áreas) que se dividem em cinco núcleos de pesquisa:
  1. LAEC: Laboratório de Análise Experimental do Comportamento
  2. NEP: Núcleo de Estudos Psicossociais
  3. NIAF: Núcleo da Infância, Adolescência e Família
  4. NUPAICC: Núcleo de Pesquisa, Aplicada e Intervenções Comunitárias e Clínicas
  5. NPPS: Núcleo de Psicopatologia e Psicologia da Saúde
O curso de Psicologia da PUC Goiás também possui duas Clínicas Escolas:
  1. CEPSI: Centro de Estudos, Pesquisa e Prática Psicológica, que oferece serviços gratuitos de atendimento psicológico para a comunidade através de estagios supervisionados;
  2. Clínica Escola Vida: Atende a comunidade em uma perspectiva interdisciplinar.
A Psicologia da PUC Goiás recentemente recebeu a avaliação 5 estrelas do Guia do Estudante da Editora Abril (Nota máxima na avaliação de 2010) e, na última avaliação do MEC recebeu 3 pontos (em uma escala de 5), o que demonstra a queda do rendimento discente, mantendo sobretudo a qualidade docente e estrutural. A queda do rendimento dos estudantes deve-se abertamente ao baixo nível do processo seletivo da Universidade que precisa rever urgentemente seu vestibular, que recruta turmas duas vezes ao ano, abrindo vaga para 150 novos acadêmicos nos dois semestres. É a universidade com o curso de Psicologia melhor estruturado no Estado.
Mais informaçõeshttp://www.mundopsi.com.br/ - (62) 3946-1097 - Diretora Profª. Drª Adriana Bernardes Pereira




Universidade Federal de Goiás (UFG): O curso de Psicologia da UFG foi formado em 2006, e conta com cursos nas cidades de Goiânia, Jataí e Catalão, atendendo nos turnos matutino e noturno em Goiânia, e em período integral em Jataí e Catalão. Possui o peso educacional de uma instituição federal apesar de ter pouco tempo de curso (5 anos), constituindo um bom corpo docente e contando com a qualidade do vestibular mais concorrido de Goiás, que seleciona os melhores alunos. O curso ainda não dispõe de estrutura laboratorial própria e funciona na Faculdade de Educação (FE). Possui uma grande ênfase na área social e disponibiliza, geralmente, 45 vagas no vestibular para Goiânia (carece de dados das vagas das outras cidades) com a formação para Psicólogo e Licenciatura em Psicologia.
Mais informações: http://www.ufg.br/page.php?menu_id=214&pos=esq - (62) 3209-6211 - psicologia@fe.ufg.br - Diretora Profª. Drª. Maria do Rosário Silva Resende




Universidade Paulista (UNIP): Localizada em um grande Campus na BR 153 na região Sudeste de Goiânia, é uma universidade proveniente de São Paulo (como o próprio nome prediz) com campus em várias partes do Brasil, fundada em 1988. A UNIP era vista como uma das mais conceituadas universidades do país até o dia que um garoto de 9 anos passou no seu vestibular. Realmente o vestibular da UNIP é um dos mais difíceis no aspecto técnino e acadêmico, mas um candidato comumente pode errar mais de 50% da prova e ser aprovado na mesma. Realmente são coisas para ser revistas.
Mais informações: http://www.unip.br/ - (62)3239-4000 - Coordenadora Profª. Patrícia Filadelfo




Faculdades Alves Faria (ALFA): O curso de psicologia da ALFA é ministrado nas unidades Perimentral e Bueno, existente desde 2001 é uma das 3 opções de instituição de ensino superior particular de Psicologia na capital Goiânia, e com uma das mensalidades mais acessíveis da região. A duração do curso é de 5 anos e suas aulas são ministradas no período noturno.
Mais informações: http://www.alfa.br/graduacao/ - (62) 3272-5000 - Coordenador Drdo. Timoteo Madaleno Vieira




Universidade de Rio Verde (FESURV): Como opção de curso na cidade de Rio Verde, no Sudoeste goiano, surge a Fesurv com reconhecimento do MEC em 2007 como instituição apta para lecionar psicologia. O curso segue o período de 5 anos em duas turmas, uma diurna e outra noturna, cada uma contendo 40 vagas.
Mais informações: http://www.fesurv.br/i.php?we=5&grad=13 - (64) 3260-2218 - psicologia@fesurv.br - Diretora Profª. Telma Pereira




Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (ILES/ULBRA): Estabelecida no Sudeste do Estado de Goiás em Itumbiara, possui autorização do MEC desde 2005. Sua formação segue os tradicionais 10 períodos (5 anos) e suas aulas são ministradas no curso noturno. Possui a disposição de 100 vagas anuais com um corpo docente de 12 professores. A Ulbra tem recebido atenção especial por estar demonstrando uma boa capacidade de desenvolvimento como uma nova instituição de ensino superior no estado, apresentando bons resultados no ENADE e no Guia do Estudante Abril, consolidando-se como instituição do Ensino Superior de Qualidade do Sudeste goiano.
Mais informações: http://www.ulbra.br/itumbiara/ - (64) 3433-6542 - psicologia.itb@ulbra.br - Coordenação Profª Ms. Graziela Freire Vieira




Anahguera Educacional: Localizada em algumas regiões do Brasil, ministra Psicologia na cidade de Anápolis, tendo suas atividades iniciadas no ano de 2002. Teve alguns problemas com relação ao seu nome por estar sendo vinculado à Uni-anhangüera de Goiânia, sendo instituições totalmente diferentes. Não possuímos ainda muitas informações sobre o curso de Psicologia dessa instituição de Anápolis, mas pode-se entrar em contato com a mesma através dos links e opções abaixo.
Mais informações: http://www.unianhanguera.edu.br/graduacao/cursos/cursos.php - (62) 3098-3838



Faculdade Estácio de Sá de Goiás: Com a primeira turma aberta no primeiro semestre de 2011, o curso tem a duração de 5 anos em estado presencial e uma longa jornada a percorrer. É mais uma opção para os candidatos à Academia de Psicologia no Estado de Goiás.
Mais informações: http://portal.estacio.br/unidades/faculdade-estacio-de-sa-de-goias/cursos/graduacao/bacharelado-e-licenciatura/psicologia.aspx - (62) 3601-4900 - Coordenadora Profª. Elisa Leão

Faculdades Instituto de Educação Superior de Goiás (IESGO) : Localizada na cidade de Formosa, a IESGO recebeu autorização para sua turma de psicologia no ano de 2009. Seu curso tem, como os demais a duração de 10 semestres e sua chancela é proveniente da UnB.
Mais informações: http://www.iesgo.edu.br/index2.php - (61) 3642-1900 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Gostaria de saber sua opinião sobre o curso de psicologia na UNIP de Goiânia, estou querendo cursar lá mais ando vendo tantos comentários negativos entretanto meu amigo disse que o curso de psicologia na UNIP é muito bom.
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  3. Faltou a Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO

    ResponderExcluir
  4. Faltou a unievangelica de Anápolis.

    ResponderExcluir
  5. Faltou a unievangelica de Anápolis.

    ResponderExcluir